Dois jovens capixabas irão representar o Estado na Missão Jovem na Amazônia, iniciativa da CNBB que visa despertar a vivência da vocação missionária, convivendo, conhecendo, aprendendo e trocando experiências na realidade amazônica das comunidades ribeirinhas e indígenas.

1069949_3360116218061_1395127818_n

Movidos por esse desejo, Marcus Tullius, de Cariacica, e Paulo Moulin, de Vitória, disseram “sim” ao chamado e estão entre os 60 selecionados, após o processo que recebeu quase 3 mil inscrições. Ambos comentaram a surpresa e emoção ao visualizarem seus nomes na lista. “Sempre quis fazer missão na Amazônia, é um desejo desde criança, não pensava que seria realizado. Após o apelo do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude no Rio: “Ir, sem medo e servir”, meu desejo por fazer a missão foi aguçado, independente de qual local seria. Quando lançaram esse projeto eu pensei: Chegou a hora!”, conta Marcus.

1381243_10202090359606085_1895123294_n

Paulo é médico e queria fazer um trabalho missionário para aliar a sua atividade profissional ao seu desejo de fiel católico, de serviço. “Senti vontade de fazer uma missão para fora, na África, quando apareceu essa oportunidade. Senti que poderia realizar ali algo que eu achava que estaria tão distante. Tenho certeza que essa missão acontece muito mais na gente, do que em quem está ali recebendo. Sinto a satisfação de mudar algo dentro de mim mesmo.”, disse.

Marcus foi selecionado junto com outros 16 missionários para a Diocese de Parintins. Já Paulo irá para a diocese de Roraima, com um grupo formado por 15 pessoas. “Já amo cada um dos meus companheiros, pois estamos movidos pelo mesmo ideal. Também estou amando e rezando pela diocese que eu vou, já estou com o coração aberto para viver a experiência”, contou o jovem de Cariacica. Para Paulo, a expectativa para o momento é enorme. “Fico pensando, pois é uma população muito carente. No local houve uma perseguição aos cristãos, e hoje nos assustamos ao ver o que acontece no Oriente Médio, mas há coisas que acontecem no nosso quintal e nós não temos olhos. Estou me preparando espiritual e emocionalmente para essa missão”.

Missão Jovem na Amazônia

Foram selecionados 60 jovens de todo o país para realizarem a missão na Amazônia, nas diocese de Roraima, Parintins, Borba e Coari, durante os dias 30 de novembro a 15 de dezembro. Antes da viagem, a CNBB disponibiliza um treinamento online e outro na chegada dos missionários à Amazônia, antes do início das atividades nas dioceses para onde foram selecionados. Essa é uma semente lançada e a proposta é que anualmente ocorra esta missão da juventude na Amazônia percorrendo aos gradativamente as 18 dioceses que se manifestaram abertas à acolhida dos missionários jovens de todo o país.

Fonte: Arquidiocese de Vitória